Olá!
Me chamo André e sou um engenheiro de computação com experiência em sistemas embarcados que utilizam FPGA (field-programmable gate array).
Com este blog pretendo difundir o conhecimento que aprendi para mais pessoas, é incrível como existe um grande número de pessoas e empresas na área de tecnologia que nunca ouviram falar em FPGA. Já tive que explicar o que era uma para o dono de uma empresa em uma entrevista de emprego e olha que seria de grande valia para empresa dele utilizar FPGA! Muitos não sabem para que serve, quando usar e os benefícios da tecnologia. Pretendo mudar isto.
Em universidades é comum que as aulas sobre sistemas digitais contenham um pouco de FPGA mas salvo em raríssimas ocasiões o conteúdo é muito básico e não capacita ninguém a desenvolver produtos com esta tecnologia. Também não é de se esperar muito quando o corpo docente não se atualiza, não raros os casos é ensinado somente a como transformar códigos em linguagens de descrição de hardware em portas lógicas que acendem um LED quando alguma condição de switchs está ativa.
Há também o problema da academia ser muito teórica, já ajudei alguns cidadãos que estavam trabalhando com isto em suas dissertações e os códigos eram simplesmente... teóricos, voltados totalmente para a simulação, com diversos problemas de timing, erros de conceitos em lógica sequencial e combinacional, incapazes de serem sintetizados na vida real ou ocupavam todos os recursos de um FPGA caríssima desnecessariamente.
Com FPGAs sendo cada vez mais baratos, mais densos (custo de lógica por dólar menor) e agora até com processadores ARM embutidos é de se esperar que o uso desta tecnologia no mercado aumente consideravelmente (desde que as pessoas conheçam a tecnologia!).
Bem vindos ao mundo programável, nos vemos nos próximos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário